Garantir a segurança dos seus colaboradores nas atividades cotidianas é fundamental para permitir que os trabalhadores possam atuar com eficiência e tranquilidade ao mesmo tempo. Afinal, acidentes são inadmissíveis, principalmente por negligência. A gestão de segurança do trabalho, assim, cumpre um papel fundamental nas empresas.
O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.
O programa tem por principal objetivo, evitar, ou seja, prevenir que acidentes ambientais ocorram, que possam vir prejudicar a vida de colaboradores, a propriedade privada e também o meio ambiente, isto é, o programa visa acima do gerenciamento utilizar técnicas eficazes que não permita a possibilidade de um acidente.
Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho é um documento regulamentado pela previdência social e não pelo Ministério do Trabalho, e tem como objetivo analisar a necessidade de aplicação do direito à aposentadoria especial para o trabalhador exposto a agentes nocivos.
O referido laudo tem por objetivo analisar as atividades desenvolvidas nas empresas, que de maneira direta ou indireta, tenham envolvimento ou contato com situações que exponham o trabalhador ao perigo de acordo com os anexos da NR 16, avaliando se as mesmas são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade ou não.
Tem como objetivo identificar os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho, através de avaliação quantitativa e qualitativa para determinar se as atividades exercidas estão acima do limite de tolerância ou apresentam riscos à saúde do trabalhador, fixados em razão da natureza, intensidade do agente e do tempo de exposição, também determinar o pagamento ou cessação do adicional de insalubridade sobre o salário mínimo equivalente a 10, 20 ou 40%.
A Análise Ergonômica é um tipo de documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Ele tem como objetivo o estabelecimento de parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.
O PCMSO tem como intuito realizar exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, demissional e mudança de funções. Também tem como finalidade analisar e monitorar possíveis danos à saúde e integridade do funcionário, identificando riscos, principalmente em relação a doenças relacionadas ao trabalho.
Ter um profissional da área te assessorando, orientando e cuidando da segurança da sua empresa e de seus colaboradores.
Quando a gestão de segurança do trabalho realiza as suas ações de forma consistente, é possível ter uma redução de custos significativa em diversas partes do processo produtivo. Em primeiro lugar, como há uma maior segurança por parte dos colaboradores em suas ações, minimiza-se o índice de erros no local.
Outro ponto fundamental para adoção de uma gestão de segurança do trabalho é o cumprimento da legislação vigente. Afinal, há uma série de normas importantes adotadas para garantir maior proteção dos trabalhadores e, consequentemente, da empresa.
Trabalhar constantemente sob pressão pode ser altamente prejudicial para a saúde do colaborador. Para aqueles que trabalham em condições de risco, é fundamental ter medidas que garantam maior proteção e minimizem possíveis chances de acidentes e, até mesmo, de óbitos.
ELST CONSULTORIA - SEGURANÇA DO TRABALHO
Copyright @ ELST CONSULTORIA